Encomende o seu Cabaz

I3-PROVEX250X100XB.JPG

Subscreva a newsletter do PROVE

Acompanha o PROVE no Facebook

G-PROVE

www.prove.org.pt





[PROVE.COM.PT] > Projecto > O projecto PROVE «Promover e Vender»

O projecto PROVE «Promover e Vender»

O PROVE – Promover e Vender é uma metodologia que pretende contribuir para o escoamento de produtos locais, fomentando as relações de proximidade entre quem produz e quem consome, estabelecendo circuitos curtos de comercialização entre pequenos produtores agrícolas e consumidores, com recurso às TIC.

A metodologia foi concebida, desenvolvida e inicialmente disseminada com o apoio da Iniciativa Comunitária (IC) Equal. Ao longo de 5 anos, a IC Equal permitiu criar uma abordagem metodológica inovadora, que potencia a economia de proximidade mais solidária e equilibrada, que estimula o empreendedorismo em meio rural e a autonomia dos produtores agrícolas.

O processo de comercialização teve início em 2006, nos concelhos de Palmela e Sesimbra, tendo sido posteriormente disseminado, com enorme sucesso, de Norte a Sul de Portugal através de Grupos de Acção Local, produtores e consumidores, mas também de autarquias, organizações de agricultores e diversos parceiros locais.

Neste momento, o PROVE desenvolve-se no âmbito da cooperação interterritorial do Subprograma 3 do PRODER- Programa de Desenvolvimento Rural do Continente e conta com a participação de 16 Grupos de Acção Local, tendo o apoio da Federação Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local.

Os cabazes PROVE são preparados para o consumidor urbano, especificamente famílias, que fazem uma refeição por dia em casa. São compostos exclusivamente por produtos da época, produzidos localmente.

É imprescindível que todos os produtos que fazem parte do cabaz sejam produzidos com técnicas amigas do ambiente, respeitando as boas práticas agrícolas.


O consumidor terá a possibilidade de experimentar um conjunto de produtos variados, através da aquisição de cabazes de frutas e legumes seleccionados e de elevada qualidade.

 

Constituição do cabaz

Os produtos que constituem cada cabaz serão negociados com cada consumidor, para isso, basta aceder à lista de produtos disponíveis que se encontra no site, e assinalar aqueles que nunca pretende vir a receber, enviando de seguida por e-mail ou entregar directamente nos locais de entrega dos produtos.
Os produtores comprometem-se a compor cabazes diferenciados que o vão surpreender.

Preço e Quantidade

O preço e a quantidade do cabaz depende do território seleccionado, aconselhamo-lo a consultar o item encomendas.

Encomendas

As encomendas devem ser efectuadas até ao dia útil anterior ao dia da entrega, de modo a que os produtores PROVE possam organizar os cabazes.

Locais de recolha dos cabazes

O consumidor deverá escolher o local de entrega do cabaz que melhor satisfaça as suas necessidades, para tal basta aceder à lista de núcleos da sua região e seleccionar o local pretendido.

FAÇA-NOS UMA VISITA.

Serviço personalizado

Durante a entrega dos cabazes o consumidor terá ao seu dispor um conjunto de produtores que podem fornecer informações sobre…
… práticas agrícolas utilizadas nas suas culturas.
… receitas e tradições locais.
… conhecer os produtos da época e os seus ciclos de produção.
Talvez fique com curiosidade de fazer uma visita com a sua família, às explorações onde são produzidos os produtos que consome.

Condições gerais para aderir ao sistema de entrega do cabaz

  1. O pagamento é efectuado no acto de entrega do cabaz;
  2. Na impossibilidade de ir buscar o cabaz, avisar para os contactos da sua região (ver item contactos do site);
  3. Para suspender a entrega basta comunicar com antecedência, na sua área de consumidor ou contactando directamente o núcleo de produtores;
  4. O não levantamento do cabaz sem aviso prévio (até ao dia útil anterior) implica o seu pagamento por parte do Consumidor, uma vez que os produtos não podem ser reutilizados e o Grupo de Produtores não deve ser penalizado.

Queremos que PROVE porque é preciso…

… aproximar produtores e consumidores.
… renovar as relações de compromisso, solidariedade e ética entre quem produz e quem consome.
… incentivar os pequenos produtores a utilizar técnicas amigas do ambiente.
… apostar em novas formas de comercialização, ajudando os pequenos produtores a escoar os seus produtos.
… melhorar a qualidade dos produtos.
… promover o desenvolvimento dos territórios rurais.

EU PROVO …
TU PROVAS …
NÓS APROVAMOS …

Ferramentas PROVE

No âmito do PROVE forma também desenvidas diversas ferramentas que apoiam a criação de novos núcleos que estão disponíveis aqui


Vídeo PROVE

Veja também o nosso vídeo sobre o Projecto PROVE.

 

 





            
 

SICLIK S8V2.PROVE.COM.PT.1