O SPG pretende acreditar a metodologia associada ao PROVE, envolvendo os produtores, os consumidores e as entidades dinamizadoras num processo de participação ativa entre as partes numa relação de confiança e conhecimentos partilhados.
Tem como objetivos:
Neste âmbito, o PROVE concebeu e disponibiliza um conjunto de ferramentas para a implementação dos SPG, constituindo-se como uma componente de integração dos circuitos curtos agroalimentares.
Referencial de Critérios e Regras do Sistema Participativo de Garantia, aplicada à modalidade dos cabazes PROVE
Documento que pretende promover a implementação do SPG através da adoção de um conjunto de critérios e regras que visam essencialmente o sistema de produção, a localização e envolvente da exploração agrícola, a eficiência energética e a economia circular, a colheita e comercialização e por último as condições de trabalho.
O PROVE desenvolveu um conjunto de procedimentos de verificação do SPG que devem ser preenchidos no momento da visita às explorações agrícolas:
Sistema Participativo de Garantia e Circuitos Curtos Agroalimentares: Manual Técnico e Metodológico
O manual contém os principais procedimentos técnicos e metodológicos tendo em vista a operacionalização de um Sistema Participativo de Garantia.
O documento está organizado em três secções: componente técnica, componente metodológica e, por fim, uma breve apresentação de estudos de caso de iniciativas SPG em funcionamento e localizadas fora e no interior das fronteiras geográficas da União Europeia.
Agroecologia, Circuito Curto e Sistema Participativo de Garantia: Definições Adotadas
O documento tem por objetivo dar a conhecer o quadro teórico-conceptual de algumas definições adotadas no âmbito do SPG.
Resultados dos inquéritos realizados às entidades dinamizadoras, aos produtores e consumidores
O presente documento pretende dar a conhecer os resultados dos inquéritos realizados às entidades dinamizadoras do PROVE (inquérito por entrevista), aos produtores identificados como podendo potencialmente integrar um Sistema Participativo de Garantia e aos consumidores do Cabaz PROVE (inquéritos por questionário).
O vídeo pretende de uma forma divertida e apelativa explicar como se processa um Sistema Participativo de Garantia.
Se já é consumidor PROVE pode actualizar os seus dados, desmarcar uma recolha ou alterar a sua palavra-passe.
O Modo Escuro permite poupar cerca de 40% de energia em dispositivos com tecnologia OLED.
Para aderir e receber o cabaz PROVE, seleccione um cabaz do núcleo de produtores da sua área de residência e preencha online a ficha de consumidor.