|
|
Realiza-se nos dias 10 e 11 de Outubro em Vila Verde o 4º Encontro Nacional PROVE, abordando o tema “Agricultura Familiar e Comercialização de Proximidade”, evento que tal como os anteriores pretende promover o encontro, a troca de experiências e partilha de informações entre produtores, consumidores, técnicos e outros agentes económicos e sociais interessados na temática dos circuitos curtos agro-alimentares.
A edição deste ano é organizada pela ATAHCA e realiza-se no Alto Cávado, território constituído pelos concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde, no qual a metodologia PROVE vem sendo implementada desde 2012.
|
O evento decorrerá durante a maior feira anual agrícola desta região, a denominada “Festa das Colheitas” em Vila Verde, local de encontro entre agricultores e público em geral e onde se promovem as potencialidades agrícolas, a gastronomia, o turismo rural e as tradições do mundo rural. As diversas actividades previstas neste 4º Encontro PROVE irão decorrer no recinto desta feira, em algumas explorações agrícolas do território e no núcleo PROVE de Braga e englobam um colóquio, visitas técnicas temáticas, tertúlias e um mercado de produtos locais.
PROGRAMA
Dia 10 (6ª Feira)
9,30h – Recepção dos participantes na sede da ATAHCA
10,30h – Sessão de Abertura (Tenda de conferências da Festa das Colheitas em Vila Verde) José Mota Alves - Presidente da Direcção da ATAHCA Representante da Direcção da ADREPES António Vilela - Presidente do Município de Vila Verde Manuel de Sousa Cardoso - Director Regional DRAPNorte * Patrícia Cotrim - Gestora do PRODER *
11,00 h – Colóquio “Boas práticas de agricultura familiar e de comércio de proximidade de produtos locais” Moderação – Artur Cristóvão (Vice-Reitor da UTAD) O PROVE no contexto da cooperação interterritorial – (ADREPES) O PROVE no Alto Cávado – Paulo Pereira (Técnico do Grupo de Acção Local da ATAHCA) Estratégias para a criação de circuitos curtos de comercialização – (Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural) * Circuitos curtos de comercialização. Que futuro? - (Federação Minha Terra)
12, 15 h – Debate
13h – Almoço **
14,30 h – Visitas técnicas de troca de experiências: Visita A – “Um projecto de investimento PRODER com comercialização PROVE” e “Comercialização directa pela exploração agrícola” – Visita a explorações agrícolas PROVE em modo de produção biológico (Barcelos); Visita B – “Agricultura familiar, inclusão social e comercialização” – Visita à “Horta do Saber” (Prado – Vila Verde); Visita C – “Empreendedorismo e inovação na agricultura” – Visita a exploração agrícola de mirtilos (Pico de Regalados – Vila Verde).
17,30h – Visita técnica comum – “O relacionamento entre Produtor e Consumidor PROVE” – Visita ao Núcleo PROVE de Braga (Creche da Cruz Vermelha de Braga);
18,00h – Tertúlia entre produtores e consumidores PROVE
20,30 h – Jantar com produtos locais do Alto Cávado **
Dia 11 (Sábado)
10,00 h – Mercado de Produtos Locais de Territórios PROVE (Recinto da Festa das Colheitas em Vila Verde)
12,30 h – Sessão de Encerramento (Tenda de conferências da Festa das Colheitas em Vila Verde) José Mota Alves - Presidente da Direcção da ATAHCA António Vilela - Presidente do Município de Vila Verde Nuno Vieira e Brito - Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-Alimentar *
*a confirmar ** mediante inscrição e com custo a cargo do participante
INSCRIÇÕES As inscrições são gratuitas e obrigatórias e incluem a participação no colóquio e nas visitas técnicas. A inscrição no Mercado de Produtos Locais, será gratuita mas destina-se apenas às Associações de Desenvolvimento LocaL (ADL’s) parceiras do projecto PROVE e respectivos produtores que representam.
CONTACTOS E INFORMAÇÕES/INSCRIÇÕES
ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave Rua Condestável D. Nuno Álvares Pereira, 356/380 4730-063 Vila Verde Tel 253321130 / Tlm 911193518 / proveatahca@gmail.com
Programa em PDF |