O PROVE esteve em destaque no encontro “Agricultura Familiar e Comercialização de Proximidade”, organizado pela ATAHCA nos dias 10 e 11 de Outubro em Vila Verde.
O encontro abrangeu um conjunto de actividades (colóquio, visitas, tertúlia, mercado…) que pretenderam promover, a troca de experiências, a partilha de informações e de boas-práticas entre produtores, consumidores, técnicos e outros agentes económicos e sociais interessados na temática dos circuitos curtos agro-alimentares.
Além destes objectivos esta iniciativa também preconizou incrementar a animação territorial e a promoção e divulgação dos produtos locais.
Uma das temáticas em destaque foi a iniciativa PROVE, que desde 2004 vem promovendo a aproximação entre os pequenos produtores agrícolas e os consumidores, por forma a quebrar as barreiras impostas pelos vários circuitos de distribuição dominantes, contando actualmente com 16 associações de desenvolvimento local que cooperam entre si para a dinamização desta metodologia de comercialização de proximidade em Portugal, tendo algumas destas associações estado presentes neste encontro e partilhado com os restantes participantes a sua experiência.
Este encontro realizou-se no Alto Cávado, território constituído pelos concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde, no qual a metodologia PROVE vem sendo implementada pela ATAHCA desde 2012. O evento decorreu durante a maior feira anual agrícola desta região, a denominada “Festa das Colheitas” em Vila Verde, local de encontro entre agricultores e público em geral e onde se promovem as potencialidades agrícolas, a gastronomia, o turismo rural e as tradições do mundo rural. As diversas actividades previstas neste evento decorreram conforme o programa seguinte, no recinto desta feira, em algumas explorações agrícolas do território e no núcleo PROVE de Braga e englobaram um colóquio, visitas técnicas temáticas, tertúlias, um mercado de produtos locais e uma sessão de encerramento.
O evento contou com cerca de 130 participantes de vários pontos do País, entre produtores agrícolas, consumidores, técnicos e outros agentes locais interessados na temática dos Circuitos Curtos Agro-alimentares, com os contributos de oradores de entidades como a UTAD (Artur Cristóvão), ATAHCA (Paulo Pereira), ADREPES (José Diogo), DGADR (Maria José Ilheu), FEDERAÇÃO MINHA TERRA (Luís Chaves), tendo a sessão de abertura sido presidida pelo Director Regional de Agricultura do Norte, Dr. Manuel Cardoso e a sessão de encerramento pelo Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-Alimentar, Dr Nuno Vieira e Brito.
Apresentações dos quatro oradores presentes no colóquio na manhã do dia 10 de Outubro (sexta-feira)
Imagens recolhidas durante as várias actividades |