A partir do próximo dia 31 de Janeiro os consumidores de Torres Vedras vão poder adquirir cabazes de produtos hortofrutícolas de qualidade adquiridos diretamente aos produtores agrícolas, sem intermediários.
Estes cabazes surgem no âmbito da metodologia PROVE – Promover e Vender que a Leader Oeste – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste está a implementar na Região.
O Núcleo de Produtores de Torres Vedras, constituído por quatro produtores do território de intervenção da Leader Oeste, assegurará a distribuição semanal de cabazes pequenos, compostos por 4 a 6kg, tendo um custo de 7 euros e cabazes grandes, compostos por 7 a 9kg de legumes, tubérculos, fruta e ervas aromáticas variados e da época, tendo o custo de 10 euros cada.
A entrega funcionará das 17h às 19h, todas as sextas-feiras, no Mercado Municipal de Torres Vedras (piso 1).
Os consumidores interessados na aquisição destes cabazes poderão inscrever-se em qualquer fase do projeto desde que as encomendas sejam feitas até dois dias antes da distribuição semanal realizada à sexta-feira, sendo sujeito a confirmação.
A encomenda é feita no portal www.prove.com.pt através do preenchimento das fichas de cliente e de encomenda, onde deve assinalar os produtos que não deseja receber.
O lançamento oficial do projecto PROVE será assinalado com a assinatura do protocolo entre a PROMOTORRES E.M. e a Leader Oeste para a cedência do espaço para a distribuição de cabazes.
A metodologia PROVE está a ser desenvolvida no âmbito da Cooperação Interterritorial da abordagem LEADER, do ProDeR (Programa Nacional de Desenvolvimento Rural) e consiste numa nova forma de comércio de proximidade que permite a pequenos produtores, constituídos em núcleos, escoarem as suas produções directamente para os consumidores finais, assegurando a frescura e a qualidade dos produtos. |