Encomende o seu Cabaz

I3-PROVEX250X100XB.JPG

Subscreva a newsletter do PROVE

Acompanha o PROVE no Facebook

G-PROVE

www.prove.org.pt





  

II Encontro Nacional PROVE 3C no território do Cávado

Nos dias 20 e 21 de maio realizou-se no território do Cávado, o II Encontro Nacional PROVE 3C, o qual reuniu 90 participantes, entre produtores agrícolas e consumidores PROVE, técnicos e dirigentes de entidades de várias regiões do país, que integram a denominada Rede PROVE, e que trabalham em parceria na temática dos circuitos curtos agroalimentares, promovendo a troca de experiências e de conhecimentos entre todos os intervenientes.

A organização deste Encontro esteve a cargo da ATAHCA e o programa de atividades distribui-se por Vila Verde, Amares e Braga, com a realização das seguintes atividades:

  • O dia 20, iniciou-se nas instalações da ATAHCA em Vila Verde, com uma oficina prática sobre como “Identificar, caracterizar e conservar sementes”, da responsabilidade do Banco Português de Germoplasma Vegetal do INIAV, tendo a manhã terminado com a apresentação de um Show Coocking pela equipa do projeto “CÁVADO …COM SABOR”. A tarde do mesmo dia foi toda preenchida com visitas técnicas a explorações agrícolas PROVE em Amares e Braga, onde foram ministradas oficinas práticas sobre temas ligados, à agricultura sustentável, nomeadamente a identificação e caracterização de insetos auxiliares e úteis e de as boas práticas higiene e segurança alimentar na colheita, pós-colheita e distribuição de produtos hortofrutícolas.
  • Na manhã do dia 21,  realizou-se um Workshop Participativo no auditório da junta de freguesia de Caldelas, concelho de Amares, com a apresentação do projeto de cooperação 3 C - Cooperar em Circuitos Curtos, a implementação de boas-práticas de higiene e segurança alimentar em algumas explorações agrícolas PROVE do Cávado e do Vale do Sousa, a importância de cuidar da saúde do solo, a visão do PROVE pela voz dos seus consumidores e a implementação do Sistema Participativo de Garantia nas explorações PROVE.

Estas oficinas e palestras contaram com a colaboração de docentes da Universidade Católica do Porto, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e da Escola Superior Agrária de Coimbra.

O encontro integrou-se numa atividade do projeto de cooperação nacional “3C – Cooperar em Circuitos Curtos”, financiado pela Medida LEADER do PDR 2020 e conta com uma parceria de 6 Grupos de Ação Local, a saber: ADER-SOUSA, ADREPES, ATAHCA, DUECEIRA, LEADER OESTE e RAIA HISTÓRICA.

O projecto PROVE «Promover e Vender»

O PROVE – Promover e Vender é uma metodologia que pretende contribuir para o escoamento de produtos locais, fomentando as relações de proximidade entre quem produz e quem consome, estabelecendo circuitos curtos de comercialização entre pequenos produtores agrícolas e consumidores, com recurso às TIC.

O consumidor terá a possibilidade de experimentar um conjunto de produtos variados, através da aquisição de cabazes de frutas e legumes seleccionados e de elevada qualidade.

Recomendações de medidas de política de apoio aos CCA

Consulte as recomendações de medidas de política de apoio aos circuitos curtos agro-alimentares

Relatórios de Avaliação

Consulte os relatórios de avaliação do projecto PROVE - PROMOVER E VENDER.

Planos de Intervenção nas Exploraçoes Agrícolas PROVE

Consulte a Proposta de Planos de Intervenção nas Exploraçoes Agrícolas PROVE





            
 

SICLIK S8V2.PROVE.COM.PT.1